E SE ANTHONY BOURDAIN VIESSE A LEIRIA?

(img©patricia antonio)


Já nem sei bem quando, a estrela do Travel Channel, Anthony Bourdain, regressou a Portugal, desta vez para fazer o programa No Reservations em Lisboa. Logo que o programa pôde ser visto no youtube, levantaram-se inúmeras vozes de “especialistas” a criticar o programa. Normal. Parece-me natural que cada um de nós o pudesse ter levado a muitos outros sítios e a comer outros pratos, mas quem conhece o programa, sabe que o formato tenta fugir aos habituais locais turísticos e a ideia passa por conciliar o tradicional com o contemporâneo. Neste último aspeto acho que acertaram em cheio na escolha dos Chefs: José Avillez, Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic estão mais do que na moda e souberam levar o americano a sítios que eu próprio levaria, como por exemplo à Cervejaria Ramiro, ao Sol e Pesca, à Tasca do Xico ou à bifana do Trevo no Largo do Camões (aqui, ao que parece, o Bourdain foi sozinho. Ele tem olho…). A escolha dos Dead Combo e da Carminho foi também um tiro bem certeiro para a banda sonora. Mas o que eu gostei mais no programa foi mesmo a cena em que o Bourdain, no Ramiro, depois de dar uma boa trinca no prego, se vira para o empregado com um “Awesome!” e o empregado responde com aquela expressão de como quem diz: “Ah, pois é!.
Mas, e se o Anthony Bourdain viesse a Leiria? Onde o levaríamos? Já pensaram nisso? Eu pensei. Deixo-vos com o meu guião para o programa imaginário No Reservations Leiria:

Dia 1

11 e tal da manhã de sexta-feira e recebo o Bourdain no Praça Caffé, na Rodrigues Lobo. Bebemos uma bica, falamos sobre a bica, olhamos para o Castelo. Digo-lhe que esse tem mais de 800 anos e que tivemos um Rei chamado D. Afonso Henriques que gostava muito de distribuir fruta entre Muçulmanos e Galegos. Depois, para impressionar, conto-lhe ainda a lenda dos corvos.
Chega a hora do almoço e levo-o ao Liz Bar para comermos um bife na frigideira e bebermos meia dúzia de imperiais. Está sol, ficamos na esplanada e no fim da refeição bebemos mais uma bica, uma amarguinha com limão e uns grãos de café e digo-lhe que é muito típico no Lis Bar acabar a refeição assim. Passamos pelo Colonial para comprar uma brisas do lis. Vamos até São Pedro de Moel. Na viagem vou contando a rivalidade que existe entre Leiria e Marinha Grande, o porquê da indústria vidreira naquela cidade e até lhe conto que o Mário Soares, antigo presidente da República, levou ali um bom “apertão popular”.
Chegamos a São Pedro e estacionamos junto à Esplanada do Mar. Damos um passeio por ali, compramos umas pevides e uns tremoços na praceta e mostro-lhe que afinal as verdadeiras Pop Corn estão em São Pedro de Moel e não na América. Voltamos à Esplanada do Mar. Com o mar a bater na janela viramos uma travessa de percebes. Regressamos a Leiria. O americano está hospedado no Hotel Eurosol. Deixo-o para uma sesta, digo-lhe que os Xutos & Pontapés tocaram ali nos anos 80 numa garagem e agora até tocam no Rock in Rio no mesmo palco do Bruce Springteen. Vou busca-lo mais tarde para irmos comer bacalhau e costeleta de vitela na brasa. Chegamos ao Jota, na Barreira, e no café da parte de cima do restaurante bebemos umas Sagres Médias e mordemos uns tremoços enquanto apreciamos o vai e vem de motorizadas Casal e Zundapp. Primeiro dia de gravações concluído.

Dia 2

Sábado dedicado à pesca. Vamos até à Praia do Pedrógão e com a ajuda de uns amigos pescadores munidos de cana e anzol, lançamos isco ao mar em busca de uns Robalos (aqui é possível encenar a pescaria, pedindo ao Manel do Casino para arranjar uns robalos…na televisão é assim…). Subimos pela areia da praia até ao restaurante do Manel e nas traseiras assa-se um dos robalos, enquanto na cozinha se prepara outro peixe do género, mas ao sal. Vinho branco da região, histórias de pescarias e tempestades. Tudo very typical: até os caracóis e o berbigão à espanhola que escolhemos para entrada!

Dia 3

Último dia de filmagens. É Domingo e temos almoço marcado no restaurante Tromba Rija. Passamos ali horas de volta da mesa (planos e mais planos dos mil e um petiscos). Uma vasta equipa de ilustres leirienses (a selecionar oportunamente) conta a história do restaurante, da cidade, da morcela de arroz, e também lhe contam que o José Mourinho parou ali algumas vezes enquanto treinador da União de Leiria e que gostava muito de comer salada de orelha.
A equipa do No Reservations já tem muito e bom material, mas é preciso ainda filmar uma última cena. Como é Domingo à noite, vamos até à cervejaria Armando na Guimarota ver os resumos da bola, com sorte até está a dar o Benfica, e comer umas amêijoas à bulhão pato e um bitoque. Ambiente empolgado e também ele muito típico.
Antes de partirem para Nova Iorque, passo à produção do No Reservations uns discos dos Sean Riley & The Slowriders e dos Nice Weather For Ducks para compor a banda sonora do programa com artistas da nossa terra. Até parece que estou a ver o Bourdain agarrado à cana de pesca e a passar “Harry Rivers” do Afonsito (Sean Riley) ou a olhar pela janela do carro para o pinhal de Leiria e a rodar o tema “2012” dos rapazes da Bajouca. Era vê-los a chegar ao top do Itunes America em três tempos!

(Texto publicado na rubrica SABOR do Jornal de Leiria no dia 31 de Janeiro de 2013)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

GRAVEOLA E O LIXO POLIFÔNICO COM DISCO NOVO NAS LOJAS A 8 DE OUTUBRO!

A NOSSA PRAIA

LONDON EYE